Conhecendo a pós graduação: roda de conversa entre PROPG e estudantes indígenas

30/08/2023 16:12

No dia 29/08/2023, como parte da Programação das Atividades de Recepção e Acolhimento aos Estudantes da UFSC 2023-2, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) promoveram conjuntamente uma roda de conversa com os(as) estudantes indígenas da UFSC Campus Florianópolis.

Na oportunidade, o professor Rui Daniel Prediger (Superintendente de Pós-Graduação da UFSC) e a servidora Sabrina de Conto (Coordenadora CAP/PROPG), apresentaram os números da pós-graduação na UFSC, os programas existentes e como este estudantes da graduação podem se preparar para futuramente ingressarem nos cursos de especialização, mestrado e doutorado da UFSC.

O evento contou com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação e diferentes povos indígenas interessados(as) em conhecer um pouco mais sobre o universo da pós-graduação na UFSC. Segundo dados atuais da PROPG, a UFSC conta com 22 estudantes indígenas na pós graduação e  com as reservas de vagas em todos seus 91 programas, conforme prevê a Resolução Normativa 145/2020/CUn. A expectativa dos estudantes, da PROPG e da PROAFE é que este seja o início de um diálogo potente, de ampliação da presença nos programas lato sensu e stricto sensu da UFSC, de modo a colaborar com os povos indígenas e suas comunidades.