CFI – Coordenadoria Financeira

COORDENADORIA FINANCEIRA
Pagamentos, empenhos e dúvidas:
financeiro.propg@contato.ufsc.br
Diárias e Passagens: diariasepassagens.propg@contato.ufsc.br
Traduções e Revisões: traducoes.propg@contato.ufsc.br
Auxílios-evento e reembolso: auxilios.propg@contato.ufsc.br
Reclamações e solicitações extraordinárias: direcao.propg@contato.ufsc.br
(48) 3721-8313   /   SPA: CAFIN/PRPG

1 – AUXÍLIO A ATIVIDADE DE CAMPO (Discentes)
2 – AUXÍLIO A EVENTOS (Discentes)
3 – AUXÍLIO A EVENTOS (Docentes)
4 – FORMULÁRIOS/MODELOS DE DOCUMENTOS
5 – PASSAGENS E DIÁRIAS (P&D)
    – SCDP (Acesso e Manuais)
    – TUCUNARÉ TURISMO – Passagens Aéreas
    – RS TURISMO – Passagens Rodoviárias
    – PROCEDIMENTOS PARA CADASTRAMENTO DE P&D
    – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
    – REEMBOLSO DE PASSAGEM AÉREA CANCELADA
    – REEMBOLSO DE PASSAGEM RODOVIÁRIA CANCELADA
6 – PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (via empenho)
7 – PRÓ-EQUIPAMENTOS
8 – REGULAMENTO PROAP/CAPES
9 – REMESSA DE RECURSOS AO EXTERIOR
10 – TRANSPARÊNCIA



AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES (PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO)

  • O pagamento de auxílio financeiro a discentes é feito por meio de reembolso, ou seja, as despesas serão ser pagas pelo discente e, posteriormente, reembolsadas pela UFSC no prazo de aproximadamente 40 dias a contar da data de entrega da documentação;
  • Antes de efetuar o pagamento das despesas, o discente deverá certificar-se de quais documentos serão exigidos para que o reembolso seja feito (ver informações abaixo);
  • Recomenda-se que a documentação seja entregue, pelo menos, 30 dias antes do término do prazo final para defesa (em caso de aluno em fase de conclusão do curso);
  • Excepcionalmente e mediante solicitação justificada, a compra da passagem ao exterior poderá ser feita pela UFSC. Para tanto, o discente deverá informar à secretaria do Programa para que esta entre em contato com a PROPG para verificar a viabilidade (para compra da passagem, necessário enviar comprovante de inscrição no evento e o passaporte).

1º PASSO: FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO NO SISTEMA

  1. Preencher o formulário disponível no seguinte link: https://auxilioprpg.sistemas.ufsc.br/
  2. Anexar os seguintes documentos:
    – Carta de aceite do trabalho (ou o Comprovante de Submissão);
    – Folder do evento;
    – Resumo do trabalho.
  3. O andamento dos pedidos pode ser acompanhado no sistema de auxílios, e o resultado da análise é enviado para o e-mail informado no formulário.

2º PASSO: SOLICITAÇÃO DE REEMBOLSO DAS DESPESAS

Para solicitação do reembolso, o discente deverá entregar à secretaria do Programa e esta deverá encaminhar ao e-mail da Coordenadoria Financeira (cfi.propg@contato.ufsc.br) a seguinte documentação:

  • Formulário de reembolso preenchido pelo aluno e assinado pelo coordenador do Programa
  • Certificado de apresentação do trabalho e de participação no evento
  • Comprovantes de despesas
  • Ofício assinado pelo coordenador (no caso de cursos, treinamentos e disciplinas fora do Programa de Pós-Graduação)

Documentos aceitos para comprovação de despesas

TRANSPORTE

  • Canhoto de passagens rodoviárias;
  • Passagens Aéreas: bilhetes de embarque com comprovante dos valores pagos. (nota fiscal ou e-mail de confirmação da reserva com valores.)
  • Recibos de táxis ou Uber;
  • Comprovante de aquisição de passagens de transporte coletivo.
  • NÃO SERÃO ACEITAS DESPESAS COM COMBUSTÍVEIS, ESTACIONAMENTO E ALUGUEL DE VEÍCULOS

HOSPEDAGEM

  • Nota fiscal de hotéis, pousadas e assemelhados;
  • Recibo de hospedagem com CNPJ e assinatura do responsável;
  • Recibos de pagamento de sites de reservas de hotéis (só serão aceitos comprovantes de reservas pagas)

ALIMENTAÇÃO

  • Nota fiscal ou cupom fiscal de restaurantes, lanchonetes e assemelhados;
  • Nota fiscal de supermercados (As despesas deverão ser compatíveis com a quantidade de consumo de alimento para o aluno)
  • NÃO SERÃO ACEITAS DESPESAS COM BEBIDAS ALCOÓLICAS E GULOSEIMAS (SORVETE, CHOCOLATE E ASSEMELHADOS)

TAXA DE INSCRIÇÃO

  • Comprovante de pagamento da taxa (boleto pago ou recibo de pagamento)
  • Para eventos internacionais: Fatura do cartão de crédito em nome do aluno onde mostre o valor pago com taxa de câmbio utilizada.


AUXÍLIO A ATIVIDADE DE CAMPO (Discentes)

  • Para solicitação do auxílio, o discente deverá entrar em contato com o Programa.
    Se autorizada a despesa, o Programa deverá enviar à PROPG o formulário de autorização de reembolso e o relatório das atividades realizadas, juntamente com o comprovante de pagamento das despesas (que podem ser com transporte, hospedagem e alimentação) pagas pelo estudante.
    O pagamento é feito por meio de reembolso a ser pago pela PROPG no prazo de 30 a 40 dias.
  • Auxílio a atividades de campo (formulário de autorização de reembolso)


AUXÍLIO FINANCEIRO A DOCENTES (PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO EM EVENTO)

  • É possível solicitar à PROPG (com contrapartida do Programa) pagamento de passagens e diárias.
  • Solicitações de pagamento de taxa de inscrição em evento poderão ser solicitadas ao Programa onde o docente está credenciado (neste caso, o pagamento deverá ser feito pelo docente, exclusivamente via cartão de crédito) ou à Coordenadoria de Capacitação de Pessoas – CCP/PRODEGESP.
    Para mais informações sobre pagamento de taxa de inscrição pela CCP, acesse: https://capacitacao.ufsc.br/apoio-financeiro/
  • Ressalta-se que a taxa de inscrição somente poderá ser custeada com a efetiva presença do servidor no evento.
  • VALORES DE DIÁRIAS:

1º PASSO: FORMALIZAÇÃO DO PEDIDO NO SISTEMA

  1. Preencher o formulário disponível no seguinte link: https://auxilioprpg.sistemas.ufsc.br/
  2. Anexar os seguintes documentos:
    – Carta de aceite do trabalho ou comprovante de submissão;
    – Folder do evento;
    – Resumo do trabalho.
  3. O andamento dos pedidos pode ser acompanhado no próprio sistema e o resultado é enviado para o e-mail informado no formulário.

2º PASSO: REGISTRO NO SCDP

  1. Caso a solicitação seja aprovada, o docente deverá:
    – Comunicar à secretaria do PPG, para que esta faça a inclusão do pedido das passagens e/ou diárias aprovadas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP);
  2. Atentar-se aos procedimentos para afastamento da sede e/ou do país.
    – Portaria Normativa Nº 344/2020/GR, de 17/01/2020 – Dispõe sobre os procedimentos para afastamento da sede e do país, bem como sobre concessão de diárias e passagens em viagens nacionais e internacionais, a serviço, no âmbito da UFSC.

REEMBOLSO DE TAXA DE INSCRIÇÃO EM EVENTOS
Após retornar do evento, o docente deverá entregar a documentação à secretaria do Programa e está deverá à Coordenadoria Financeira da PROPG (cfi.propg@contato.ufsc.br) enviar a solicitação de reembolso, contendo:

  • Ofício assinado pela Coordenação (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)
  • Certificado de apresentação do trabalho;
  • Fatura do cartão de crédito;
  • Comprovante do valor da inscrição.

CADASTRAMENTO DE PASSAGENS E DIÁRIAS – SCDP

  • TUCUNARÉ TURISMO – Passagens Aéreas 
    – Link Tucunaré (cotação): https://tucunareturismo.com.br/
    – Para solicitar acesso ao sistema de passagens aéreas da Tucunaré Turismo, os servidores responsáveis pela aquisição de passagens deverão encaminhar e-mail para atendimento11@tucunareturismo.com.br, com as seguintes informações:

    • NOME:
    • EMAIL:
    • CPF:
    • DATA DE NASCIMENTO:
    • TELEFONE:
    • CENTRO DE CUSTO:
    • CÓDIGO CENTRO DE CUSTO:

  • RS TURISMO – Passagens Rodoviárias 
    – Para solicitar acesso ao sistema de passagens rodoviárias da RS Turismo, os servidores responsáveis pela aquisição de passagens deverão encaminhar e-mail para atendimento@rsturismoce.com.br com as seguintes informações:NOME:
    E-MAIL:
    CPF:
    DATA DE NASCIMENTO:
    TELEFONE: (DDD)
    CENTRO DE CUSTO:
    CÓDIGO CENTRO DE CUSTO:
  • DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
    Consulte, abaixo, a documentação necessária para cadastramento da viagem e realização da prestação de contas (que deve ser feita em até 5 dias após a finalização da viagem).
  • SERVIDOR DA UFSC (DOCENTE OU TAE)
    PARA CADASTRAMENTO DA VIAGEM:

    • Ofício motivador da despesa
    • Portaria da Banca Examinadora
    • Orçamento e reserva
    • Declaração de renúncia de diárias/passagem (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)

    PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS

    • Relatório de Viagem (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)
    • Comprovantes de embarque
    • Cópia da ata de defesa

    COLABORADOR EVENTUAL

    PARA CADASTRAMENTO DA VIAGEM:

    • Ofício motivador da despesa
    • Portaria da Banca Examinadora
    • Orçamento e reserva
    • Currículo Lattes Resumido
    • Passaporte (no caso de estrangeiro)
    • Declaração de renúncia de diárias/passagem (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)

    PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS

    • Relatório de Viagem (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)
    • Comprovantes de embarque
    • Cópia da ata de defesa

    REALIZAÇÃO DE EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

    PARA CADASTRAMENTO DA VIAGEM:

    • Convite
    • Ofício motivador da despesa
    • Orçamento e reserva
    • Currículo Lattes
    • Cópia do passaporte (no caso de estrangeiro)
    • Declaração de Renúncia Diárias/passagem (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)

    PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS

    • Relatório de Viagem
    • Comprovantes de embarque

    PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES EM EVENTOS

    NO PAÍS

    • Ofício motivador da despesa
    • Carta de aceite
    • Resumo do trabalho
    • Folder do evento
    • Orçamento e reserva
    • Declaração de Renúncia Diárias/passagem (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)

    NO EXTERIOR

    • Ofício motivador da despesa
    • Carta de aceite
    • Resumo do trabalho
    • Folder do evento
    • Orçamento e reserva
    • Comprovante de publicação do afastamento no DOU (Diário Oficial da União) com ônus CAPES/PROAP

    PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS

    • Relatório de Viagem (disponível na página da PROPG)
    • Comprovantes de embarque
    • Certificado de apresentação do trabalho no evento

     



    FORMULÁRIOS/MODELOS DE DOCUMENTOS

     



    SOLICITAÇÃO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (VIA EMPENHO)

    Para contratação direta por dispensa de licitação de acordo com os incisos I e II do art. 24 da Lei 8.666/93:

    • Preencher o formulário que deve ser assinado pelo Coordenador: CLIQUE AQUI!
    • Ofício contendo justificativa, motivação e finalidade da despesa, assinado pela Coordenação do PPG
    • Cotação de preço com 3 ou mais orçamentos, em nome da Universidade Federal de Santa Catarina (CNPJ 83.899.526/0001-82)
    • Caso a unidade de medida da cotação seja diferente anexar planilha comparativa de preços utilizando apenas uma unidade de medida
    • Demais documentos exigidos para qualquer modalidade de licitação

     OBS.:

    • Devem constar no orçamento além do preço: dados no fornecedor (CNPJ, endereço, telefone de contato e e-mail para contato), data de emissão e validade do orçamento, no caso de orçamento entregue fisicamente deve constar assinatura e identificação do responsável pela emissão, e no caso de orçamento fornecido por meio digital deve constar o e-mail de envio (que deve ser corporativo e deve identificar também o responsável e os dados da empresa).
    • O Ofício deve ser endereçado ao Ordenador de Despesa que fará a análise e se manifestará quanto à autorização da despesa.
    • Caso os documentos listados pertençam a algum outro processo ou solicitação no SPA não há necessidade de anexar esses documentos no processo de Empenho, deve-se apenas     informar o Número do Processo/Solicitação de Origem na Solicitação de Nota de Empenho no SARF/MATL.

    Realização de Serviços de Terceiros (Pessoa Jurídica)

    Manutenção de equipamentos

    • Ofício motivador da despesa (contendo justificativa, motivação e finalidade da despesa), assinado pela Coordenação do PPG
    • Preencher o formulário que deve ser assinado pelo Coordenador  (modelo disponível em “Formulários/Modelos de Documentos)
    • Três orçamentos (assinados, data de validade, CNPJ….)
    • Troca de e-mails com os fornecedores
    • Certidões Negativas de débitos da empresa vencedora
    • Número de tombamento

    Pagamento de taxa de inscrição  e publicação de artigos

    • Ofício motivador da despesa
    • Formulário próprio disponível na página da PROPG
    • Comprovante de valor
    • Certidões Negativas de débitos da empresa
    • No caso de publicação de artigos anexar o resumo do trabalho
    • Folder do evento

    Tradução e Revisão Artigos Científicos

    • A Secretaria do PPG  deverá enviar e-mail para a Coordenadoria Financeira (cfi.propg@contato.ufsc.br) solicitando o serviço de tradução ou correção de artigos científicos.

     



    PRÓ-EQUIPAMENTOS

    Equipamentos de uso compartilhado na UFSC, adquiridos com recursos dos editais pró-equipamentos CAPES 2010-2014.



    REGULAMENTO RECURSO PROAP/CAPES

    Verifique na portaria abaixo (Art. 7º, incisos I e II), quais despesas podem ser custeadas com recursos do Programa CAPES/PROAP .

    • PORTARIA Nº 156, de 28 de novembro de 2014 – Aprova o regulamento do Programa de Apoio à Pós-graduação – PROAP, que se destina a proporcionar melhores condições para a formação de recursos humanos e para a produção e o aprofundamento do conhecimento nos cursos de pós-graduação stricto sensu, mantidos por instituições públicas brasileiras.


    REMESSA DE RECURSOS AO EXTERIOR