Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

17/02/2023 17:25

As Pro-Reitorias de Pós-Graduação (PROPG) e de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) da UFSC parabenizam todas as pesquisadoras da nossa instituição pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e divulgam levantamento sobre a representação feminina na Pós-Graduação da UFSC e importantes ações para estimular a equidade de gênero na pesquisa científica da UFSC (confira abaixo).

Agradecemos por toda dedicação e contribuições para a UFSC!

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e UNESCO. Muito além de comemorações, a data busca dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres em áreas de pesquisa científica e tecnológica, mas também destacar a necessidade de esforços para que se alcance uma participação igualitária das mulheres na Ciência.

Dados da ONU e da UNESCO apontam que as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores no mundo e demonstram como ainda persistem as barreiras e a baixa representatividade das mulheres e meninas, sobretudo em áreas como ciências,
tecnologia, engenharia e matemáticas.

Em se tratando de um problema global, que perpassa as múltiplas instituições, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também tem buscado avançar em direção à igualdade entre homens e mulheres nas ciências, reconhecendo as
disparidades.

Segundo levantamento realizado na presente data pelas PróReitorias de PósGraduação (PROPG) e de Pesquisa e Inovação (PROPESQ), existem 536 bolsistas de Iniciação Científica e 3.766 estudantes de PósGraduação (Cursos de Mestrado e Doutorado Stricto Sensu) do gênero feminino, representando, respectivamente, 57% e 54% do número total de jovens pesquisadores da UFSC. Por outro lado, existem 623 professoras credenciadas nos Programas de PósGraduação Stricto Sensu da UFSC, representando 41% dos docentes orientadores.

Com relação à participação feminina nas ações de internacionalização do Programa CAPESPrint da UFSC, do total de 27 subprojetos em andamento, 11 (40%) são coordenados por pesquisadoras. Por outro lado, no ano de 2022 foram realizados 13 missões de professores visitantes no exterior e 75 estágios para doutorado sanduíche no exterior, dos quais, respectivamente, 61% e 65% foram realizados por mulheres pesquisadoras da UFSC.

Reconhecendo a importância de ampliar os esforços para construir um ambiente acadêmico mais inclusivo e de oportunidades iguais para todas e todos. A PROPESQ e PróReitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE) lançarão na próxima segunda
feira (13 de fevereiro) três importantes editais para destacar a contribuição de mulheres na ciência nos níveis de iniciação científica, pósgraduação e docentes da UFSC, buscando estimular a equidade no financiamento da pesquisa científica.

Os editais são:

Edital do Prêmio Mulheres na Ciência 2023, que premia mulheres da UFSC por suas carreiras científicas.

Chamada para apoiar o financiamento de projetos de pesquisa e inovação de professoras, com valor superior a R$ 1 milhão, para busca da equidade.

Formulação de uma política institucional da UFSC para estimular a entrada de estudantes do Ensino Médio nas carreiras científicas.

O
Departamento de Inovação (Sinova) da PROPESQ da UFSC está realizando um mapeamento de iniciativas para fomento de meninas e mulheres em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. Professores(as) e técnicosadministrativos que coordenam ações de fomento à participação de meninas e mulheres em Ciência, tanto na pesquisa quanto na extensão, nas diversas áreas do conhecimento podem participar. Com o mapeamento, será formada a Rede Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo UFSC Mulheres (Rede CTIE UFSC Mulheres) com o objetivo de impulsionar as ações realizadas, compartilhar experiências e contribuir para o protagonismo feminino.

Neste sentido, destacase o projeto de Extensão “Meninas na Ciência”, criado em 2020 pelo Departamento de Física da UFSC com o objetivo de estimular o interesse de alunas da Educação Básica pelas ciências exatas e tecnologias e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas. O projeto é coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias, que desenvolvem uma série de ações envolvendo divulgação científica e combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas. Atividades com alunas da educação básica e da graduação envolvendo práticas científicas, visitas à laboratórios  de pesquisa e palestras com cientistas mulheres também fazem parte da proposta.

Confira o vídeo da vicereitora da UFSC, professora Joana Célia dos Passos, em homenagem às mulheres e meninas cientistas: