Avaliação Quadrienal CAPES (2017-2020)

22/12/2022 12:15

CRESCIMENTO DE 35% NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA NA UFSC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta segunda-feira, 19/12/2022, os resultados finais da Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos 4.512 Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu do Brasil.

A Avaliação Quadrienal da CAPES leva em conta critérios quantitativos e qualitativos do corpo docente, formação de discentes, produção científica e infraestrutura dos PPGs, e atribui notas que vão de 1 a 7, sendo que 3 é o mínimo para o funcionamento. As notas 6 e 7 qualificam os PPGs no nível de excelência acadêmica.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFSC

• Resultado da Avaliação – Programas de Pós-Graduação Acadêmicos da UFSC
  • Resultado da Avaliação – Programas de Pós-Graduação Profissionais da UFSC

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO ACADÊMICOS

Dos 67 programas acadêmicos da UFSC avaliados, 42 mantiveram as notas obtidas na última avaliação, 22 tiveram aumento das notas em comparação à 2017 e 3 foram avaliados pela primeira vezDestaca-se o fato de que nenhum programa acadêmico da UFSC teve queda de nota ou foi descredenciado pela CAPES no atual quadriênio.

Após a oficialização do resultado, a UFSC passa a ter 27 programas com notas 6 ou 7, representando 40% dos PPGs da UFSC e um crescimento de 35% em relação à avaliação de 2017. Neste grupo estão os cursos de Educação Física, Engenharia de Alimentos, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Engenharia Elétrica e Filosofia, que alcançaram a nota 7 e se juntaram aos programas de Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Química e Química.

Também entraram para o grupo de excelência os cursos de Antropologia Social, Bioquímica, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Neurociências e Saúde Coletiva. Eles alcançaram nota 6, que já era ostentada desde 2017 pelos programas de Aquicultura, Ciências dos Alimentos, Direito, Educação Científica e Tecnológica, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia de Automação e Sistemas, Engenharia Mecânica, Estudos da Tradução, Farmacologia, Linguística e Recursos Genéticos Vegetais.

A Universidade tem outros 22 programas com nota 5 e 11 programas com nota 4 na avaliação da CAPES. Apenas sete programas têm nota 3, sendo que 3 programas (Geologia; Nanociência, Processos e Materiais Avançados; e Engenharia Têxtil) passam pela primeira avaliação, após entrada no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAIS

Entre os 11 programas profissionais da UFSC avaliados, destacam-se os de Farmacologia e de Gestão do Cuidado em Enfermagem, que receberam a nota máxima pela CAPES. Além disso, 2 programas tiveram aumento das notas e 4 mantiveram as notas obtidas na avaliação de 2017.

Em sua análise em relação aos resultados divulgados pela CAPES, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Werner Kraus Junior, destacou o crescimento no número de programas com notas 6 e 7, com total de 12 programas sendo promovidos – dos quais, cinco obtiveram promoção para nota 7 e sete subiram para nota 6. Por fim, acrescentou:

“Confirma-se, por meio dos resultados da avaliação do quadriênio 2017-2020, a excelência acadêmica da UFSC já captada por outros indicadores, posicionando a UFSC na 6ª colocação dentre as universidades brasileiras no percentual de programas de excelência. Embora a avaliação da CAPES seja da pós-graduação, é inegável sua relação íntima com a qualidade da graduação, da pesquisa, da extensão e da administração na Universidade. O crescimento da Pós-Graduação da UFSC num período em que foram enfrentados grandes desafios, como a pandemia e os cortes orçamentários para Ciência e Educação reflete a dedicação e o talento das pessoas que aqui trabalham e estudam. Trata-se, portanto, de uma conquista de toda a Comunidade Universitária”.