SINTER, PROPG e PROPESQ convidam pesquisadores da UFSC a submeterem projetos de pesquisa conjuntos ao Programa CAPES-AUGM

11/07/2024 10:40

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ) convidam os(as) pesquisadores(as) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a submeterem projetos de pesquisa conjuntos ao Programa CAPES-AUGM, criado nos termos do Acordo de Cooperação assinado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

O Programa tem por objetivo fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e universidades-membros da AUGM da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai, e selecionará até quinze projetos, que individualmente poderão receber até R$ 1,3 milhão, distribuídos ao longo de quatro anos.

Entre as modalidades de bolsas e benefícios, constam missões de trabalho e bolsas de estudos para brasileiros no exterior e para estrangeiros no Brasil.

Podem se candidatar tanto universidades brasileiras que são membro quanto que não são membro da AUGM, desde que atendam aos requisitos de Edital. Porém, os projetos de universidades-membro – como é o caso da UFSC – ganham maior pontuação.

Os pesquisadores devem submeter o projetos de pesquisa conjuntos diretamente no Sistema de Inscrições da Capes, até as 17 horas do dia 30 de agosto de 2024.

Sendo a cooperação com a América Latina uma das prioridades de gestão para as Relações Internacionais da UFSC, a SINTER, a PROPG e a PROPESQ solicitam que os pesquisadores da UFSC que submeterem projetos preencham também este breve formulário, que fornecerá subsídios para a política institucional de internacionalização.

Acesse aqui o Edital Completo.

Mais informações sobre o calendário e as especificidades do programa constam no site da Capes.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para: inscricao.augm@capes.gov.br