DSS/CAP – Divisão de Controle Acadêmico Stricto Sensu

DIVISÃO DE CONTROLE ACADÊMICO STRICTO SENSU – DSS
MESTRADO E DOUTORADO

1. REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – UFSC
  2. CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (CAPG)
  3. PLATAFORMA SUCUPIRA
  4. EQUIPE – CAP/DSS

LEGISLAÇÃO E ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES SOBRE:

1. AFASTAMENTO PARA TRATAMENTO DE SAÚDE (Discentes)
  2. ALUNO CONVÊNIO
  3. APCN, MINTER, DINTER & TURMA FORA DE SEDE
  4. CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO
    4.1 – PROFESSOR EXTERNO à UFSC (formalização de convênio)
    4.2 – PROFESSOR APOSENTADO OU SEM VÍNCULO COM IES (professor voluntário)
    4.3 – PROFESSOR VISITANTE (processo seletivo simplificado)
  5. DEFESA EM CARÁTER DE SIGILO
  6. DEFESA FORA DE PRAZO
  7. DISCIPLINA (criação, alteração, oferta)
  8. DIPLOMA
  9. ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
  10. ESTÁGIO DE TUTORIA
  11. ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO
  12. MATRÍCULA EM DISCIPLINAS
  13. NOME SOCIAL
  14. PROCESSO SELETIVO
  15. PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
  16. REGIMENTO DOS PROGRAMAS
  17. SITE DOS PROGRAMAS
  18. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
  19. TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – UFSC

CAPG – CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO

PLATAFORMA SUCUPIRA

TEXTOS INTRODUTÓRIOS PARA AUXILIAR NO PREENCHIMENTO DOS SEGUINTES ITENS NA PLATAFORMA SUCUPIRA:
ITEM 1 – Programa, SUBITEM 1.3 – “Planejamento estratégico do Programa, considerando também articulações com o planejamento estratégico da instituição[…]”
ITEM 3 – Impacto na Sociedade,  SUBITEM 3.3 – “Internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa
ITEM 6 – “Impacto do COVID nas ações do programa
– Documento Norteador da Autoavaliação dos PPGs – a ser anexado na Plataforma Sucupira a partir da inserção das informações de cada programa.
Partes deste documento também poderá ser utilizada como texto introdutório no  ITEM 1 – Programa,  SUBITEM 1.4 – “Os processos, procedimentos e resultados da autoavaliação  do Programa, com foco na formação discente e produção intelectual”.

AFASTAMENTO DISCENTE PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

ALUNO CONVÊNIO

APCN, MINTER, DINTER & TURMA FORA DE SEDE

CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES

Orientações:

• Quando se tratar de credenciamento ou recredenciamento em bloco (de todo o corpo docente) o processo deverá ser encaminhado para homologação pela Câmara de Pós-Graduação (CPG);
  • Programas novos (ainda sem nota) e programas com notas 3 e 4 no SNPG deverão encaminhar o processo para homologaçao pela CPG – ainda que sejam credenciamentos individuais;
  • Em caso de credenciamento de docentes:
    ->Externos à UFSC: faz-se necessária formalização de convênio entre as Universidades;
    -> Sem vínculos com IES: faz-se necessária a adesão ao serviço voluntário na UFSC.

Procedimentos/regras:

PROFESSOR EXTERNO À UFSC
(Formalização de Convênio entre as Universidades)

• Excepcionalmente, docentes e pesquisadores integrantes do quadro de pessoal de outra Instituição poderão ser credenciados para atuar nos programas de pós-graduação, desde que seja formalizado convênio específico com a instituição de origem, por período determinado.
  • As orientações e procedimentos para formalização de convênio específico para o credenciamento, estão dispostas na página do Departamento de Projetos, Contratos e Convênios – DPC/PROAD, no seguinte link:

PROFESSOR APOSENTADO OU SEM VÍNCULO COM IES
(Professor Voluntário)

Professores ou pesquisadores, bem como professores aposentados da UFSC poderão atuar nos programas de pós-graduação, desde que tenham formalizado termo de adesão para prestar serviço voluntário na Universidade nos termos da legislação vigente.

Observação:
O processo de adesão ao serviço voluntário não necessita de encaminhamento à PROPG. A tramitação passa pelo Programa, Departamento, Centro e Gabinete da Reitoria.

PROFESSOR VISITANTE
(Processo Seletivo Simplificado)

DEFESA EM CARÁTER DE SIGILO

• As regras e procedimentos estão dispostos na Portaria Normativa Nº 4/2020/PROPG, de 25/09/2020, que dispõe sobre o exame de qualificação e banca de  defesa do trabalho de conclusão de curso em cláusula de sigilo.
  • A solicitação deve ser feita por meio de processo digital a ser encaminhado à SINOVA e, em caso de parecer favorável, à PROPG para homologação. Não é necessário o encaminhamento à CAP/PROPG.

DEFESA FORA DE PRAZO

DISCIPLINA

Criação/alteração de diciplina

• As propostas de criação ou alteração de disciplinas deverão seguir o disposto no art. 34 da Resolução Normativa nº 95/CUn/2017.
  • O registro de disciplinas no CAPG será feito exclusivamente pela CAP/PROPG. Portanto, após a aprovação das disciplinas pelo Colegiado, o Programa deverá:
    1 – Abrir um chamado pelo link: chamados.setic.ufsc.br;
    2 – Anexar: Formulário de criação/alteração de disciplinas  e ata de aprovação pelo colegiado ou ofício da coordenação.

DIPLOMA

• Ofício Circular N.º 46/2019/PROPG, de 18/07/2019 – Dispensa de comprovante de entrega da versão final na Biblioteca Universitária (BU) como parte da documentação para expedição de diploma a ser encaminhado ao Departamento de Administração Escolar – DAE/UFSC.

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

ESTÁGIO DE TUTORIA

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

MATRÍCULA EM DISCIPLINAS

• Ofício Circular n.º 19/2021/PROPG – Possibilidades de matrícula para alunos regularmente matriculados no programa, alunos matriculados em outros programas de pós-graduação da UFSC, estudante convênio (estudante regularmente matriculado em programa de outra IES) e estudante de matrícula isolada.

NOME SOCIAL

PROCESSO SELETIVO
Parâmetros para elaboração de editais de seleção:

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

REGIMENTO DOS PROGRAMAS

O Regimento Interno do Programa deverá obedecer o disposto nas seguintes normativas:

SITE DOS PROGRAMAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA

EQUIPE – CAP/DSS

• Sabrina Fonseca de Conto
    Coordenadora de Acompanhamento de Programas