Cursos Internacionais

03/12/2021 10:41

MATRÍCULAS ABERTAS (vagas limitadas):

Por meio do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt-UFSC da CAPES) o PPG em Recursos Genéticos Vegetais (RGV-UFSC)oferecerá dois cursos (disciplinas de Tópicos Especiais) presenciais com todas precauções sanitárias na Fazenda Experimental da Ressacada da UFSC, Tapera, Florianópolis (fazenda.ufsc.br/localizacao).

• Os cursos serão oferecidos na modalidade presencial com todas as precauções sanitárias, incluindo comprovação de vacinação completa de Covid de todxs participantes, ventilação eficiente em salas amplas durante as partes das aulas dentro do prédio, uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre pessoas, desinfectante disponibilizado continuamente.
  • Os cursos inteiros serão ministradas em inglês e materiais didáticos estarão disponíveis em Espanhol, Inglês e/ou Português. Fluência em Inglês é pré-requisito para matrícula.
  • Favor completar o mais cedo possível a breve enquete linkada abaixo de cada curso que pretendes participar para possibilitar uma melhor organização dos horários, logística e adaptação do conteúdo ao perfil de participantes. Porém, essa enquete não substituirá a matrícula formal necessária pela secretaria do seu próprio PPG(ou em disciplina isolada com a secretaria do RGV se não estás regularmente matriculado como estudante de pós-graduação neste momento).

Curso A: Análises estatísticas e gráficos para dados estruturados e distribuições flexíveis no R.

• Disciplina concentrada 6-10 Dez 2021 (Seg a Sex) 08h00-11h30, totalizando 15 horas-aula teóricas/práticas (1 crédito). Pré-requisitos, cronograma, bibliografia e demais detalhes disponíveis no Plano de Ensino (Course Syllabus). Enquete obrigatória https://forms.gle/28tMGVq2R99VjV4P6
  • Público alvo: Aberto para todxs estudantes de pós e pesquisadores das ciências agrárias, ambientais, biológicas e áreas afins, assim como professores e técnicxs que já têm experiência prévia com a aplicação de estatística básica no R como regressões, ANOVAs, etc.
  • Preparação antes do curso: É necessário que todxs participantes levem seu notebook com R & RStudio pré-instalado e funcionando todos os dias do curso. É de responsabilidade dxs participantes estudarem os materiais a serem disponibilizados antes do curso para nivelar seus conhecimentos prévios esperados.

Curso B: Análise e visualização de nichos ecológicos na sucessão vegetal e agrofloresta.

• Disciplina concentrada  13-17 Dez 2021 (Seg a Sex) 13h30-17h30, totalizando 15 horas-aula teóricas/práticas (1 crédito).  Pré-requisitos, cronograma, bibliografia e demais detalhes disponíveis no Plano de Ensino (Course Syllabus). Enquete obrigatória
  • Público alvo: Estudantes de pós-graduação, pesquisadores das ciências agrárias, ambientais, biológicas e áreas afins, assim como praticantes da produção agropecuária, florestal ou conservação, tomadores de decisões e comunicadores visuais interessadxs na restauração ecológica produtiva e conservação através do uso sustentável da biodiversidade.
  • Preparação antes do curso: Leitura da bibliografia básica e estudo dos conceitos básicos nela usados para poder se engajar ativa e criativamente no curso. É recomendável (opcional) que xs participantes levem para as aulas o um notebook com software relevante pré-instalado e funcionando (p.ex. para visualização de dados, desenho gráfico e/ou ilustração e outros) e/ou materiais para desenho em papel, conforme interesses individuais de cada participante em modelagem e visualização de nichos ecológicos.

Professores responsáveis pelos cursos:

• Dr. David Douterlungne Rotsaert, CONACYT – Instituto Potosino de Investigación Científica y Tecnológica, A.C. (IPICYT), México;
  • Prof. Dr. Ilyas Siddique (RGV/PGA, UFSC, Brazil);
  • Prof. Dr. Diego dos Santos (UFFS, PR, Brazil)

[ Course page in ENGLISH ]