Solicitação de segunda via de Certificados de Especialização/ Histórico Escolar/ Validação de Disciplinas

Segunda via de Certificados:

Para solicitar a 2ª via de certificados de cursos de especialização, o requerente deverá:

1. Entrar em contato com a Coordenadoria de Educação Continuada, informando:

– nome completo,

– nome do curso de especialização,

– período de realização do curso e coordenador

O contato deve ser feito através do e-mail: cec.propg@contato.ufsc.br

Este contato prévio é necessário para que se desarquive o Relatório Final do curso e se confirme a possibilidade de emissão de 2ª via.

2.  Em seguida, a Coordenadoria entrará em contato com o interessado, que deverá realizar os seguintes procedimentos:

3. Abrir um processo na UFSC (no térreo do prédio da Reitoria da UFSC, próximo à recepção). Se o (a) interessado (a) não residir na cidade, deverá nomear um procurador que o represente, deve-se anexar uma procuração autenticada em cartório para este fim. No processo, deverão constar os seguintes documentos:

a)    Requerimento, assinado pelo requerente, de 2ª via de certificado, contendo todos os dados pessoais (nome completo; RG; CPF; endereço, telefone, e-mail) e dados do curso (título; ano e demais dados que o identifique);

b)    Diploma de graduação (frente e verso) e RG autenticados. Em caso de casamento ou divórcio com mudança de nome, enviar também comprovantes (certidão ou averbação);

c)    Cópia de Boletim de Ocorrência (BO) de extravio do certificado original – caso o motivo da solicitação seja a perda do documento;

Obs.: Os processos abertos no Protocolo Geral da UFSC devem ser encaminhados para PROPG/CEC.

______________________________________

Histórico Escolar:

a)    Requerimento, assinado pelo requerente,  contendo a solicitação com todos os dados pessoais (nome completo; RG; CPF; endereço, telefone, e-mail) e dados do curso (título; ano e demais dados que o identifique);

b)    Certificado emitido (frente e verso) e RG autenticados. Em caso de casamento ou divórcio com mudança de nome, enviar também comprovantes (certidão ou averbação);

______________________________________

Validação de Disciplinas de Cursos Stricto Sensu como de Especialização (para cursos até o ano 2000)

b)    Histórico Escolar com: (nome da disciplina, carga horária, conceito, nome do professor com titulação, assinatura da coordenação do curso) e RG autenticados. Em caso de casamento ou divórcio com mudança de nome, enviar também comprovantes (certidão ou averbação);

RESOLUÇÃO CES N.º 3, DE 5 DE OUTUBRO DE 1999.

Art. 7º Os estudantes de programas de pós-graduação stricto sensu reconhecidos pelo MEC poderão requerer, a critério da Instituição que os ofereceu, a validação dos estudos realizados, como de especialização, desde que preencham pelo menos os seguintes requisitos:

a) tenham sido aprovados em disciplinas correspondentes a uma carga horária programada de, no mínimo, 360 (trezentas e sessenta) horas, observado o disposto no Art. 5º;

b) requeiram o certificado antes de terem defendido dissertação ou tese.