Proposta de Cursos Novos – APCN

Propostas de cursos novos:

As  propostas de cursos novos são feitas através do aplicativo APCN (Apresentação de propostas para cursos novos). A proposição é anual e deve obedecer ao calendário lançado pela CAPES. Além de realizar o registro da proposta por meio do APCN , os responsáveis pela proposta devem,concomitantemente, abrir um processo administrativo (SPA)  no âmbito da UFSC, contendo toda a documentação exigida para a criação do curso (ver documentação) , o qual irá tramitar por algumas instâncias da UFSC  e terminar sua tramitação com a homologação do curso pela Câmara de Pós-graduação (CPG) . A homologação pela CPG deve ser anterior ao último dia de proposição do novo curso exigido pela CAPES. Desta forma a PROPG frequentemente lança calendários internos que devem ser seguidos pelos interessados na proposição de novos cursos de pós-graduação.

1- Calendário de proposições CAPES :

Obs: Anualmente a DAV/CAPES lança um calendário de atividades, dentre estas está a proposição de cursos novos. O último período aberto para a propor novos cursos de pós-graduação segue abaixo:

Apresentação de Propostas de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado (APCN) e de Projetos Minter e Dinter Previsão para submissão: segundo semestre de 2017.

2- Documentação:

a) Resolução 45/CPG/2010 – Estabelece as diretrizes para criação de novos cursos de pós-graduação no âmbito da UFSC;

b) Memorando 05A/2013/PROPG – Estabelece a forma e conteúdo dos processos administrativos de propostas de novos cursos de pós-graduação;

c) Manual do aplicativo APCN (Apresentaçãode propostas para cursos novos);

d) Critérios de Avaliação de propostas de cursos novos( 2017).

3- Resultados, após apreciação do CTC-CAPES:

Os resultados dos cursos de mestrado e doutorado novos são divulgados após cada reunião do CTC-ES responsável pela homologação dos resultados. Link dos resultados.