Criação / Alteração de Disciplinas

O currículo dos programas de pós-graduação para os cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado poderão prever disciplinas obrigatórias e eletivas e estágio docência.

 

De acordo com o regulamento geral da Pós-Graduação Stricto Sensu as modalidades de disciplinas são assim caracterizadas:

 

a)      Disciplinas obrigatórias: consideradas indispensáveis à formação do estudante, podendo ser gerais ou específicas de uma área de concentração;

b)      Disciplinas eletivas:

               - Disciplinas que compõem as áreas de concentração, cujos conteúdos contemplam aspectos mais específicos;

               - Demais disciplinas que compõem os campos de conhecimento do programa;

 c)      Estágio de Docência: atividade curricular sob a forma de disciplina na qual são desenvolvidas atividades de ensino na Graduação na UFSC sob supervisão.

 

Esclarecemos:

O regimento do programa de pós-graduação definirá as exigências deintegralização de créditos em disciplinas necessárias para a obtenção do título, podendo exigir o cumprimento de disciplinas obrigatórias, desde que preservada a flexibilização curricular.

As disciplinas oferecidas como tópico especial, sem constância na periodicidade da sua oferta e com ementa variável, não precisam ser submetidas a Câmara de Pós-Graduação, desde o currículo do curso tenha previsão neste sentido.

As propostas de criação ou alteração de disciplinas deverão seracompanhadas de justificativa e caracterizadas por nome, ementa detalhada, bibliografia, carga horária, número de créditos e corpo docente responsável pelo seu oferecimento e submetidas à aprovação do colegiado delegado. Diante disso deve-se usar o modelo de formulário abaixo para instruir os processos de criação ou alteração de disciplinas que forem ser submetidos a Câmara de Pós-Graduação.

 

Formulário de criação/alteração de disciplinas para ser usado nos processos para Câmara de Pós-Graduação